Reflexão

Nos momentos de provações e dificuldades, Deus sempre envia alguém para ajudar os que mais precisam. Por isso, jamais tenha receio de nada.
De modo que podemos dizer, com segurança: "O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me um ser humano?" (Hb 13,6). "Tudo posso naquele que me dá força." (Fl 4,13)

sexta-feira, 6 de abril de 2012


EDUCAÇÃO INFANTIL  e 1º ANO – JOGOS E BRINCADEIRAS

1. JOGO DO TABULEIRO

Material: tabuleiro individual com 20 divisões, dado com pontos ou numeração, material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).

Como jogar: Cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.

2. JOGO TIRANDO DO PRATO

Material: pratos de papelão ou isopor (um para cada criança), material de contagem (ex.: 20 para cada criança), dado.

Aplicação: os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.

3. TANGRAM

Pode ser feito com as crianças em diversos materiais: papel, cartolina,emborrachado,etc. Também é comercializado em madeira pintada.

Brincar de formar figuras (livre ou dirigido).

4. BARATA ASSUSTADA

Conteúdo: espaço e forma – direção e sentido.

Regras: os participantes se organizam em círculo. Um deles recebe uma bola. Ao sinal, a bola deve ser passada rapidamente para o participante mais próximo, um por um. Quem estiver no comando bate palmas. Então o jogador de posse da bola deve inverter imediatamente o sentido. Se não prestar atenção ou não escutar o sinal e continuar passando a bola no mesmo sentido, sairá do jogo.

Objetivo: permanecer no jogo até restarem somente dois participantes.

5. AS CASAS DO ELEFANTINHO

Conteúdo: As cores

Regras: O professor desenha no chão, com giz, círculos representando CASINHAS. Em cada um deles prega, com durex, um papel ofício de cor diferente. Todos os alunos perguntam a uma criança escolhida para ser o líder: “Onde está o ELEFANTINHO COLORIDO?” O líder responde: “Na casinha AZUL!” Então todos devem correr para a casinha AZUL. Quem errar a casinha sai do jogo. Se forem crianças muito pequenas, quando errarem, a professora deve corrigi-las e levá-las a casinha certa. A brincadeira continua até esgotarem as casinhas ou até as crianças se cansarem da brincadeira.

6. ANIMAIS AO CÍRCULO (integrando Matemática e Ciências)

- escolher 5 tipos de animais mais comuns.

- o professor escreverá os nomes dos animais em fichas de acordo com o número de alunos da turma ou entregará aos alunos figuras grandes de animais.

Exemplo:

20 alunos: 3 gatos, 5 cachorros, 2 jacarés, 3 patos, 4 peixes e 3 cavalos.

Modo de jogar:

  • Cada aluno retirará o nome ou figura do animal que ficará dentro de um saco ou caixa.
  • O professor chamará ao centro do círculo todos os gatos. Os alunos que representam os gatos deverão para o centro do círculo.
  • Os alunos analisarão quantos gatos estão dentro do círculo, qual é o gato maior, qual é o menor, quantas são do mesmo tamanho, imitar o animal, dizer o tipo de alimento que come, como é coberto o seu corpo, o que faz e escreverão com giz no chão ou colocarão um cartaz com o número de gatos existentes, etc.

Obs.: Fazer o mesmo procedimento com os outros animais.

6. DEZ COLORIDOS

Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.

Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.

Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais/menos/mesma quantidade, etc.

7. DINÂMICAS DOS TECIDOS

OBJETIVO: Trabalhar noções de sequência, cor, classificação, figuras geométricas, noções de perto/longo, dentro/fora, em cima/embaixo, na frente/atrás.

Materiais: Retalhos de tecidos coloridos, lisos.

Desenvolvimento: Cada participante deverá realizar as seguintes atividades.

Jogar uma tira de tecido para o alto, bater palma uma vez e, assim, sucessivamente, 2 vezes, 3, 4,...,

Andar em circulo balançando as tiras;

Balançar as tiras de um lado para o outro (lado direito/esquerdo, para cima/para baixo, para frente/para trás etc.);

Formar grupos de acordo com a cor das tiras;

Formar um círculo com a cor amarela;

Formar um quadrado com a cor verde;

Formar um retângulo com a cor azul;

Formar um triângulo com a cor vermelha e assim por diante;

Emendar tiras, usando critérios de sequência de cores. Exemplo: azul, verde, amarelo, vermelho; azul, verde, amarelo, vermelho...

Formar com as emendas, um círculo e realizar exercícios tais como, pular para dentro e para fora, afastar-se do círculo, aproximar-se sem entrar no círculo etc.

Soltar as tiras, cada participante devendo colocar uma na parte de trás da calça ou do vestido e,ao sinal convencionado, um terá que pegar o rabinho do outro. Ganha quem pegar o maior número de rabos.

8. ESCRAVOS DE JÓ

OBJETIVO: Observação e concentração.

APLICAÇÃO: Em círculo, cada participante fica com um copinho de plástico.

Os escravos de Jó jogavam caxangá (PASSANDO O COPINHO PARA O COLEGA DA DIREITA)

Tira (LEVANTA O COPINHO), põe ( PÕE O COPINHO NA SUA FRENTE)

Deixa o Zé Pereira ficar (APONTA PARA O COPINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO).

Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O COLEGA DA DIREITA)

Zigue (VOLTA O COPINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA)

Zá ( VOLTA O COPINHO PARA O COLEGA DA DIREITA).

2ºMODO: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda.




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