EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º ANO – JOGOS E BRINCADEIRAS
1. JOGO DO TABULEIRO
Material: tabuleiro individual
com 20 divisões, dado com pontos ou numeração, material de contagem para
preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).
Como jogar: Cada jogador, na sua
vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado.
Os jogadores devem encher seus tabuleiros.
2. JOGO TIRANDO DO
PRATO
Material: pratos de papelão ou
isopor (um para cada criança), material de contagem (ex.: 20 para cada criança),
dado.
Aplicação: os jogadores começam
com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças,
quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu
prato primeiro.
3. TANGRAM
Pode ser feito com as crianças em
diversos materiais: papel, cartolina,emborrachado,etc. Também é comercializado
em madeira pintada.
Brincar de formar figuras (livre
ou dirigido).
4. BARATA ASSUSTADA
Conteúdo: espaço e forma –
direção e sentido.
Regras: os participantes se
organizam em círculo. Um deles recebe uma bola. Ao sinal, a bola deve ser
passada rapidamente para o participante mais próximo, um por um. Quem estiver
no comando bate palmas. Então o jogador de posse da bola deve inverter
imediatamente o sentido. Se não prestar atenção ou não escutar o sinal e
continuar passando a bola no mesmo sentido, sairá do jogo.
Objetivo: permanecer no jogo até
restarem somente dois participantes.
5. AS CASAS DO
ELEFANTINHO
Conteúdo: As cores
Regras: O professor desenha no
chão, com giz, círculos representando CASINHAS. Em cada um deles prega, com
durex, um papel ofício de cor diferente. Todos os alunos perguntam a uma
criança escolhida para ser o líder: “Onde está o ELEFANTINHO COLORIDO?” O líder
responde: “Na casinha AZUL!” Então todos devem correr para a casinha AZUL. Quem
errar a casinha sai do jogo. Se forem crianças muito pequenas, quando errarem,
a professora deve corrigi-las e levá-las a casinha certa. A brincadeira
continua até esgotarem as casinhas ou até as crianças se cansarem da brincadeira.
6. ANIMAIS AO CÍRCULO
(integrando Matemática e Ciências)
- escolher 5 tipos de animais
mais comuns.
- o professor escreverá os nomes
dos animais em fichas de acordo com o número de alunos da turma ou entregará
aos alunos figuras grandes de animais.
Exemplo:
20 alunos: 3 gatos, 5 cachorros,
2 jacarés, 3 patos, 4 peixes e 3 cavalos.
Modo de jogar:
- Cada aluno retirará o nome ou figura do animal que ficará dentro de um saco ou caixa.
- O professor chamará ao centro do círculo todos os gatos. Os alunos que representam os gatos deverão para o centro do círculo.
- Os alunos analisarão quantos gatos estão dentro do círculo, qual é o gato maior, qual é o menor, quantas são do mesmo tamanho, imitar o animal, dizer o tipo de alimento que come, como é coberto o seu corpo, o que faz e escreverão com giz no chão ou colocarão um cartaz com o número de gatos existentes, etc.
Obs.: Fazer o mesmo procedimento
com os outros animais.
6. DEZ COLORIDOS
Material: canudos coloridos,
copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.
Aplicação: as crianças formam
grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos
coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora
sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no
centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os
valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.
Variação: o jogo pode ser
individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou
mais/menos/mesma quantidade, etc.
7. DINÂMICAS DOS
TECIDOS
OBJETIVO: Trabalhar noções de
sequência, cor, classificação, figuras geométricas, noções de perto/longo,
dentro/fora, em cima/embaixo, na frente/atrás.
Materiais: Retalhos de tecidos
coloridos, lisos.
Desenvolvimento: Cada
participante deverá realizar as seguintes atividades.
Jogar uma tira de tecido para o
alto, bater palma uma vez e, assim, sucessivamente, 2 vezes, 3, 4,...,
Andar em circulo balançando as
tiras;
Balançar as tiras de um lado para
o outro (lado direito/esquerdo, para cima/para baixo, para frente/para trás
etc.);
Formar grupos de acordo com a cor
das tiras;
Formar um círculo com a cor
amarela;
Formar um quadrado com a cor
verde;
Formar um retângulo com a cor
azul;
Formar um triângulo com a cor
vermelha e assim por diante;
Emendar tiras, usando critérios
de sequência de cores. Exemplo: azul, verde, amarelo, vermelho; azul, verde,
amarelo, vermelho...
Formar com as emendas, um círculo
e realizar exercícios tais como, pular para dentro e para fora, afastar-se do
círculo, aproximar-se sem entrar no círculo etc.
Soltar as tiras, cada
participante devendo colocar uma na parte de trás da calça ou do vestido e,ao
sinal convencionado, um terá que pegar o rabinho
do outro. Ganha quem pegar o maior número de rabos.
8. ESCRAVOS DE JÓ
OBJETIVO: Observação e
concentração.
APLICAÇÃO: Em círculo, cada
participante fica com um copinho de plástico.
Os escravos de Jó jogavam caxangá
(PASSANDO O COPINHO PARA O COLEGA DA DIREITA)
Tira (LEVANTA O COPINHO), põe (
PÕE O COPINHO NA SUA FRENTE)
Deixa o Zé Pereira ficar (APONTA
PARA O COPINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO).
Guerreiros com guerreiros fazem
zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O COLEGA DA DIREITA)
Zigue (VOLTA O COPINHO DA DIREITA
PARA O COLEGA DA ESQUERDA)
Zá ( VOLTA O COPINHO PARA O
COLEGA DA DIREITA).
2ºMODO: Faz a mesma sequência
acima só para a esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário