PLANO ANUAL PARA O PRÉ I e PRÉ II
PRÉ-ESCOLAR I
1 - OBJETIVO GERAL
Alcançar um
ensino-aprendizagem eficaz e qualitativo, com a participação direta dos
educadores do município que estiverem abertos para enriquecer este projeto com
suas contribuições de afetividade, positividade e conhecimento.
2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1º SEMESTRE
- Desenvolver a socialização;
- Promover a descontração e o lúdico;
- Incentivar a criatividade;
- Produzir um ambiente receptivo;
- Tornar as atividades de atividade prazerosas;
- Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
- Reconhecer e ler as vogais de imprensa maiúscula e minúscula;
- Compreender os conceitos básicos aguçando a percepção visual do GRANDE/PEQUENO; GROSSO/FINO; ALTO/BAIXO; MUITO/POUCO; CHEIO/VAZIO; PERTO/LONGE; MAIOR/MENOR;
- Identificar as cores VERMELHA/AZUL/AMARELA;
- Reconhecer as formas geométricas QUADRADO/CÍRCULO;
- Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 5 ;
- Identificar linhas verticais, horizontais e inclinadas;
- Fazer com que a criança sinta-se como parte integrante da família e da sociedade;
- Valorizar a casa onde mora;
- Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
- Conhecer o ambiente escolar;
- Diferenciar seres vivos de seres não-vivos;
- Diferenciar animais domésticos de animais silvestres;
- Reconhecer a utilidade dos animais;
- Compreender o significado de meio ambiente;
- Aprender alguns cuidados para com o meio ambiente;
- Aprender a escrever o primeiro nome;
- Movimentar o corpo com músicas e dinâmicas recreativas interligadas com o conteúdo programático.
- 2º SEMESTRE
- Desenvolver a socialização;
- Promover a descontração e o lúdico;
- Incentivar a criatividade;
- Produzir um ambiente receptivo;
- Tornar as atividades de atividade prazerosas;
- Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
- Reconhecer e ler as vogais de imprensa maiúscula e minúscula;
- Reconhecer e ler as junções AI/ AU/ OI/ EU/ EI;
- Compreender os conceitos básicos percebendo visualmente DENTRO/FORA; EM CIMA/EMBAIXO; CURTO/COMPRIDO; LONGO/ESTREITO; ÁSPERO/LISO; LEVE/PESADO; MAIOR/MENOR; ATRÁS/ NA FRENTE;
- Identificar as cores VERDE/ROXO/LARANJA/AMARELO/AZUL;
- Reconhecer a forma geométrica do retângulo;
- Identificar linhas curvas abertas e linhas curvas fechadas;
- Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 9;
- Reconhecer os meios de transportes e os meios de comunicação;
- Conhecer e valorizar algumas profissões: agricultor, professor, padeiro, comerciante, médico, enfermeiro, policial etc;
- Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
- Conhecer o Reino Vegetal, sua utilidade, diferenças e peculiaridades;
- Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções;
- Aprender como fazer a higiene bucal e corporal;
- Valorizar a água aprendendo como utilizá-la adequadamente em nossos dias;
- Conhecer o Reino Anima, sua utilidade, diferenças e peculiaridades;
- Reconhecer a nocividade de alguns animais;
- Aprender a escrever o nome completo;
- Compreender a importância de freqüentar a escola;
- Movimentar o corpo com músicas e dinâmicas integradas com o conteúdo programático.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DO PRÉ I
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Vogal Aa, Ee, Ii, Oo, Uu de
imprensa maiúscula e minúscula
Junções de vogais
MATEMÁTICA: Trabalhando
Conceitos Básicos e Percepção Visual
Grande/Pequeno; Grosso/Fino;
Alto/Baixo; Muito/Pouco; Maior/Menor; / Cheio/Vazio; Perto/Longe; Dentro/Fora;
Em cima/ Embaixo; Curo/Comprido; Largo/Estreito; Atrás/ Na frente; Atrás/ Na
frente; Leve/Pesado; Áspero/Liso
Trabalhando Cores
Cores primárias: vermelho, azul e amarelo
Cores secundárias: verde/ roxo/ laranja
Trabalhando Formas Geométricas
Quadrado/ Círculo/ Triângulo/ Retângulo
Trabalhando Topologia
Linhas Verticais/ Linhas Horizontais
Linhas Inclinadas
Linhas Curvas Abertas/ Linhas Curvas Fechadas
Trabalhando Conjuntos
Poucos elementos/
Muitos elementos/ Unitário/ Vazio
Trabalhando Numerais
Numerais de 0 a 9
SOCIEDADE
A Criança/ A Família/A
Moradia/ A Escola/ Meios de Transporte/ Meios de Comunicação/ As profissões
Datas Comemorativas:
Páscoa/ Índio/ Descobrimento do Brasil/ Trabalho/ Mães/ Meio Ambiente/ Festas
Juninas/ Pais/ Folclore/ Soldado/ Pátria/ Árvore/ Criança/ Bandeira/ Natal
NATUREZA
Seres Vivos/ Seres Não-vivos/
Animais Domésticos/ Animais Silvestres/ Animais Úteis/ Animais Nocivos/ Reino
Vegetal/ Partes da Planta/ Utilidades das Plantas/ Corpo Humano/ Órgãos dos
Sentidos/ Higiene/ Água
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Nome
da criança/ Eu/ A Família
ARTES (está incluída nas atividades dos diversos eixos)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
4 – CRONOGRAMA DO 1º SEMESTRE
1ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem:
Vogal A a
Matemática:
Grande/Pequeno; Vermelho/Azul/ Quadrado/Círculo/ Número 0
Sociedade:
A criança
Natureza:
Seres Vivos
Identidade
e Autonomia: Nome (1º nome); Eu
Movimento:
Músicas, dinâmicas e recreação
2ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: Vogal E e
Matemática: O mesmo conteúdo da 1ª quinzena, acrescentando Grosso/Fino
e o Numeral 1
Sociedade: A Moradia
Natureza: Seres não-vivos
Identidade e Autonomia: Nome (1º nome); A Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Vogal I i
Matemática: Dê continuidade ao conteúdo, apresentando o Numeral 2 e os
conceitos básicos Alto/Baixo
Sociedade: Páscoa
Natureza: Animais Domésticos
Identidade e Autonomia: 1º nome; A família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
2ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Vogal O o
Matemática: Muito/ Pouco; Amarelo; Linhas Verticais; Numeral 3
Sociedade: Dia do Índio; Descobrimento do Brasil
Natureza: Animais Silvestres
Identidade e Autonomia: 1º nome; Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Vogal U u
Matemática: Cheio/ Vazio; Vermelho/Azul/Amarelo; Quadrado/ Círculo;
Linhas Horizontais; Numeral 4
Sociedade: Dia do Trabalho, Dia das Mães
Natureza: Animais Domésticos e Animais Silvestres
Identidade e Autonomia: 1º nome; Eu e Família
Movimento: Dinâmicas e Músicas
2ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Vogais A, E, I, O, U / a, e, i, o, u
Matemática: Perto/Longe; Vermelho/Azul/ Amarelo; Linhas Inclinadas;
Numeral 5
Sociedade: A Escola
Natureza: Animais Úteis
Identidade e Autonomia: 1º nome; Eu e Família
Movimento: Dinâmicas e Músicas
1ª QUINZENA DE JUNHO
Linguagem: Vogais A, E, I, O, U / a, e, i, o, u
Matemática: Grande/Pequeno; Grosso/Fino; Alto/Baixo; Muito/Pouco;
Maior/Menor; Cheio/Vazio; Perto/Longe; Vermelho/Azul/Amarelo; Linhas
Horizontais/Verticais/ Inclinadas/ Numerais de 0 a 5
Sociedade: Festas Juninas
Natureza: Meio Ambiente
Identidade e Autonomia: 1º nome
Movimento: Dinâmicas e Músicas
CRONOGRAMA DO 2º
SEMESTRE
1ª QUINZENA DE JULHO
LINGUAGEM: Junção AI, ai
MATEMÁTICA: Dentro/Fora; Verde/ Linhas Curvas Abertas/ Número 5
SOCIEDADE: Violência
NATUREZA: Higiene Bucal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE JULHO
LINGUAGEM: Junção AI, ai
MATEMÁTICA: Em cima/ Embaixo; Verde/ Retângulo/ Linhas curvas abertas/
Número 5
SOCIEDADE: Meios de transportes
NATUREZA: Animais nocivos
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE AGOSTO
LINGUAGEM: Junção AU, au
MATEMÁTICA: Curto/ Comprido; Roxo; Retângulo; Números de 0 a 5
SOCIEDADE: Dia dos Pais; Meios de Transportes
NATUREZA: Reino Vegetal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE AGOSTO
LINGUAGEM: Junção AU, au
MATEMÁTICA: Largo/ Estreito; Roxo; Linhas Curvas Fechadas; Número 6
SOCIEDADE: Folclore; Dia do Soldado
NATUREZA: A planta; Partes da Planta
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE SETEMBRO
LINGUAGEM: Junção OI, oi
MATEMÁTICA: Largo/ Estreito; Verde/Roxo; Linhas Curvas Fechadas;
Números de 0 a 6
SOCIEDADE: Semana da Pátria
NATUREZA: Utilidades das Plantas
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE SETEMBRO
LINGUAGEM: Junção OI, oi
MATEMÁTICA: Atrás/ Na frente; Laranja; Linhas Curvas Fechadas e
Abertas; Número 7
SOCIEDADE: Dia da Árvore; Meios de Comunicação
NATUREZA: Corpo Humano
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE OUTUBRO
LINGUAGEM: Junção EU, eu
MATEMÁTICA: Leve/ Pesado; Laranja; Conjunto Unitário; Números de 0 a 7
SOCIEDADE: Dia das Crianças
NATUREZA: Os sentidos
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE OUTUBRO
LINGUAGEM: Junção EU, eu
MATEMÁTICA: Leve/ Pesado; Laranja; Conjunto Unitário; Número 8
SOCIEDADE: As profissões
NATUREZA: Higiene Corporal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE NOVEMBRO
LINGUAGEM: Junção EI, ei
MATEMÁTICA: Áspero/ Liso; Verde/ Roxo/ Laranja; Conjunto Vazio; Números
de 0 a 8
SOCIEDADE: As profissões
NATUREZA: Água
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE NOVEMBRO
LINGUAGEM: Junção EI, ei
MATEMÁTICA: Áspero/Liso; Verde/ Amarelo/ Azul
SOCIEDADE: Conjunto Vazio; Número 9
NATUREZA: Dia da Bandeira
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE DEZEMBRO
LINGUAGEM: Junções AI, AU, OI, EU, EI; ai, au, oi, eu, ei
MATEMÁTICA: Números de 0 a 9
SOCIEDADE: Natal
NATUREZA: Reino Animal e Vegetal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE DEZEMBRO
F
É R I
A S
5 – DESENVOLVIMENTO
OBS.: O desenvolvimento
das atividades será elaborado pelos professores e professoras, em seus
respectivos estabelecimentos de ensino, no horário e data combinados entre
Gestor/Professor e Coordenação Pedagógica, tendo sempre em foco a aprendizagem
do aluno.
6 – AVALIAÇÃO
Aplicação de duas Provinhas Municipais da Educação Infantil:
1ª Qualquer dia, entre 01/06 à 18/06
2ª Qualquer dia, entre 01/12 à 15/12
Aplicador: Coordenador Pedagógico
7 – CULMINÂNCIA
Homenagem aos professores/professoras que obtiveram êxito na
aplicação do Projeto.
PROJETO:
APRENDENDO PASSO A PASSO
PRÉ-ESCOLAR II
1 - OBJETIVO GERAL
·
Dar
continuidade ao que foi ensinado no Pré I, ampliando os conhecimentos dos
alunos.
2 – OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
1º SEMESTRE
- Desenvolver a socialização;
- Promover a descontração e o lúdico;
- Incentivar a criatividade;
- Produzir um ambiente receptivo;
- Tornar as atividades de atividade prazerosas;
- Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
·
Ler
e escrever corretamente as vogais;
·
Ler
e escrever as junções das vogais;
·
Reconhecer
e escrever as letras Mm/ Vv; Nn/ Rr;
·
Revisar
os conceitos básicos já vistos no Pré I: GRANDE/PEQUENO;
·
GROSSO/FINO;
ALTO/BAIXO; MUITO/POUCO; CHEIO/VAZIO; PERTO/LONGE;
·
Reconhecer
as seguintes cores: vermelho, azul e amarelo;
·
Reconhecer
as seguintes formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo;
·
Identificar
e reconhecer os numerais de 0 a 10;
·
Compreender
os significados de DEZENA e MEIA DEZENA;
·
Fazer
com que a criança reconheça a sua importância na escola e na família;
·
Reconhecer
os vários tipos de moradia;
·
Diferenciar
os vários cômodos da casa;
·
Valorizar
a escola;
·
Reconhecer
o valor do meio ambiente;
·
Comemorar
pedagogicamente as datas comemorativas;
·
Diferenciar
seres vivos de seres não-vivos;
·
Reconhecer
animais domésticos e animais silvestres;
·
Reconhecer
a utilidade dos animais;
·
Escrever
o primeiro nome e o sobrenome;
·
Valorizar
a família;
·
Diminuir
a timidez das crianças com músicas dinâmicas, danças e apresentações.
2º SEMESTRE
- Reconhecer e escrever corretamente as letras Ss, Xx, Cc, Ll, Tt, Bb, Hh, Jj. Pp, Dd, Gg, Zz, Qq, Ff;
- Revisar os conceitos básicos já vistos no Pré I: Maior/Menor; Em cima/Embaixo; Curto/Comprido; Largo/Estreito; Áspero/Liso; Leve/Pesado; Atrás/ Na frente;
- Reconhecer as cores: preto, branco, cinza;
- Reconhecer a seguinte forma geométrica: retângulo;
- Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 29;
- Reconhecer os diferentes tipos de linhas: curvas abertas, curvas fechadas, retas horizontais, retas verticais, inclinadas;
- Conhecer concretamente as seguintes unidades de medidas: litro, quilo e metro;
- Reconhecer os seguintes sinais: igual e diferente/ pertence e não pertence;
- Compreender e reconhecer os conjuntos vazio e unitário;
- Identificar e reconhecer os meios de transportes e os meios de comunicação;
- Conhecer os sinais de trânsito;
- Valorizar as diversas profissões;
- Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
- Reconhecer os malefícios de alguns animais;
- Conhecer o Reino Vegetal e suas particularidades;
- Reconhecer os órgãos dos sentidos e suas funções;
- Aprender a fazer a higiene bucal e a Corporal;
- Valorizar a água;
- Conhecer as características de cada estação do ano;
- Conhecer o Reino Animal;
- Escrever o nome e o sobrenome;
- Valorizar a comunidade;
- Diminuir a timidez das crianças com músicas, dinâmicas, danças e apresentações.
3 – CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DO PRÉ II
LINGUAGEM: As vogais
Junções (eu, ai,
oi, ui, au, ei)
Consoantes: Mm; Vv; Nn; Rr; Ss; Xx; Cc; Ll; Tt; Bb; Kk; Hh;;
Jj; Ww; Pp; Dd;
Yy; Gg; Zz; Qq; Ff
MATEMÁTICA: Concepções
básicas e Percepções visuais:
- Grande/Pequeno - Grosso/Fino
-
Alto/Baixo -
Muito/Pouco
-
Maior/Menor -
Dentro/Fora
- Cheio/Vazio - Em cima/Embaixo
-
Perto/Longe -
Curto/ Comprido
-
Largo/Estreito -
Atrás/ Na frente
- Leve/ Pesado - Áspero/Liso
Cores: Vermelho/ Azul/ Amarelo/ Preto/
Branco/ Cinza
Formas
Geométricas:
- Quadrado - Círculo
-
Triângulo - Retângulo
Conjuntos: Vazio e Unitário
Topologia: Linhas curvas; Linhas curvas
abertas;
Linhas
curvas fechadas;
Linhas retas horizontais;
Linhas retas verticais;
Linhas retas inclinadas
Numerais: Numerais de 0 a 29,
Dezenas: Dezena e Meia dezena
Sinais: Igual e diferente/ Pertence e
não pertence
Medidas: litro, quilo, metro
SOCIEDADE: A criança/ A
Família/ A Moradia/ Os cômodos da moradia/ A
Escola/ Meios de
transporte/ O Trânsito/ Meios de Comunicação/
As profissões, Datas Comemorativas
NATUREZA: Seres vivos/ Reino
Animal/ Animais Domésticos/ Animais
Silvestres/ Animais úteis/
Animais nocivos/ Reino Vegetal/
Germinação/ Partes da
Planta/ Utilidades das plantas/
Órgãos dos sentidos/
Higiene/ Reino Mineral/ Água/
As estações do ano
IDENTIDADE E
AUTONOMIA:
Nome completo/ Eu/ A Família
MOVIMENTO: Dinâmicas e
Músicas
4 - CRONOGRAMA
1º SEMESTRE
1ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: As vogais
Matemática: Grande/Pequeno;
Vermelho/Azul; Quadrado, Números de 0 a 4
Sociedade: A criança
Natureza: Seres vivos
Identidade e
Autonomia:
Eu/ 1º nome
Movimento: Músicas e Dinâmicas
2ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: Junções (EU, eu,
OI, oi, AI, ai, UI, ui, AU, au, EI, ei)
Matemática: Grosso/ Físico;
Vermelho/Azul; Quadrado; Números de o a 4;
Sociedade: A Moradia;
Natureza: Seres não-vivos
Identidade e
Autonomia:
Eu; 1º nome;
Nascimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Junções (EU, eu,
OI, oi, AI, ai, UI, ui, AU, au, EI, ei)
Matemática: Alto/Baixo;
Vermelho/Azul; Círculo/ Números de 5 a 9
Sociedade: Páscoa
Os cômodos da moradia
Natureza: Animais domésticos
Identidade e
Autonomia:
Eu/ 1º e 2º nome
Movimento: Músicas e Dinâmicas
2ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Letras: Mm/ Vv
Matemática: Muito/Pouco;
Amarelo/ Quadrado/ Círculo/ Números de 5 a 9;
Sociedade:Dia do Índio;
Descobrimento do Brasil
Natureza:Animais Sivestres
Identidade e
Autonomia:
1º e 2º nome/ A Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Letras: Nm, Rr
Matemática:Cheio/Vazio;
Vermelho/Azul/Amarelo; Triângulo/ Números: 10 (dezena)
Sociedade:Dia das Mães/ Dia do
Trabalho
Natureza:Animais Domésticos/
Animais Silvestres
Identidade e
Autonomia:
1º e 2º nome/ A Família
Movimento: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem:Letras Mm/ Vv/ Nn/
Rr
Matemática: Perto/Longe;
Vermelho/Azul/ Amarelo; Triângulo/ Dezena e meia dezena
Sociedade: A escola
Natureza: Animais Úteis
Identidade e
Autonomia:
1º e 2º nome/ Eu e A família
Movimento: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE JUNHO
Linguagem: Letras Mm; Vv; Nn;
Rr
Matemática: Grande/Pequeno;
Grosso/Fino; Alto/Baixo; Muito/ Pouco; Cheio/ Vazio; Perto/Longe; Cores:
Vermelha/Azul/Amarela; Formas Geométricas: Quadrado/ Círculo/ Triângulo;
Números de 0 a 10; Dezena e Meia Dezena;
Sociedade: Festas Juninas/
Meio Ambiente
Natureza: Meio Ambiente
Identidade e
Autonomia:
1º e 2º nome
Movimento: Dinâmicas e músicas
2º SEMESTRE
1ª QUINZENA DE JULHO
Linguagem: Ss; Xx
Matemática: Maior/Menor; Cores:
Preto/ Branco/ Cinza; Retângulo; Números de 11 a 15
Sociedade: Meios de
Transportes
Natureza: Animais Nocivos
Identidade e
Autonomia:
1º e 2º nome/ Eu e a A escola
Movimento: Dinâmicas e Músicas
2ª QUINZENA DE JULHO
Linguagem: Cc; Ll
Matemática: Em cima/ Embaixo;
Cores: Preto/ Branco/ Cinza; Retângulo/ Numerais de 11 a 15
Sociedade: Meios de transporte
Natureza: Reino Vegetal
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE AGOSTO
Linguagem: Ss/ Xx/Cc/ Ll;
Matemática: Curto/ Comprido;
Cores: Preto/ Branco/ Cinza; Linhas Curvas abertas; Números de 15 a 19
Sociedade: Dia dos Pais/ Meios
de Transportes
Natureza: Germinação
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e Dinâmicas
2ª QUIINZENA DE
AGOSTO
Linguagem: Tt; Bb; Kk
Matemática: Largo/Estreito;
Medida: litro; Linhas Curvas Fechadas; Numerais de 15 a 19
Sociedade: Folclore/ Dia do
Soldado
Natureza: Partes da Planta
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE
SETEMBRO
Linguagem: Hh; Jj; Ww
Matemática: Largo/Estreito;
Medida: Litro; Curvas Abertas e Fechadas; Numerais de 20 a 25
Sociedade: Semana da Pátria
Natureza: Utilidades das
plantas
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e músicas
2ª QUINZENA DE
SETEMBRO
Linguagem: Tt/ Bb/Hh/Jj
Matemática:Áspero/Liso; Medida: Quilo; Linhas Retas Horizontais/
Linhas Retas Verticais; Numerais de 20 a 25
Sociedade: Dia da Árvore/
Meios de Comunicação
Natureza: Órgãos dos Sentidos
Identidade e Autonomia: Nome Completo/ Eu e
a Comunidade
Movimento: 1º e 2º nome
1ª QUINZENA DE
OUTUBRO
Linguagem: Pp, Dd; Yy
Matemática: Leve/Pesado;
Medida: Quilo; Linhas: Retas Horizontais; Retas Verticais; Números: 25 a 29
Sociedade: Dia das Crianças
Natureza: Higiene Bucal
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Música
2ª QUINZENA DE
OUTUBRO
Linguagem: Gg/Zz
Matemática: Atrás/ Na frente;
Medida: Metro; Linhas inclinadas; Números de 25 a 29
Sociedade: Sinais de Trânsito
Natureza: Higiene Corporal
Identidade e
Autonomia:
Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Músicas
1ª QUINZENA DE
NOVEMBRO
Linguagem: Qq; Ff
Matemática: Sinais = ou #;
Medida: metro; Conjunto: vazio; Numerais de 0 a 29
Sociedade: As profissões
Natureza: Água
Identidade e Natureza: Nome completo; Eu e
a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Músicas
2ª QUINZENA DE
NOVEMBRO
Linguagem: Pp; Dd; Gg; Zz; Qq;
Ff
Matemática: Pertence e Não
pertence; Medida: Litro; Conjunto: Unitário; Numerais de 0 29
Sociedade: Dia da Bandeira
Natureza: As estações do ano
Identidade e Natureza: Nome completo
Movimento: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE
DEZEMBRO
Linguagem: Tt; Bb; Hh; Jj; Pp;
Dd; Gg; Zz; Qq; Ff
Matemática: Sinais: Igual e
Diferente/ Pertence e Não pertence; Conjuntos: Vazio e Unitário; Numerais de 0
a 29
Sociedade: Natal
Natureza: Reino Animal e
Reino Vegetal
Identidade e Natureza: Nome completo
Movimento: Apresentações
diversas
2ª QUINZENA DE
DEZEMBRO
- F É R I A S –
5 – DESENVOLVIMENTO
OBS.: O desenvolvimento
das atividades será elaborado pelos professores e professoras, em seus
respectivos estabelecimentos de ensino, no horário e data combinados entre
Gestor/Professor e Coordenação Pedagógica, tendo sempre em foco a aprendizagem
do aluno.
6 – AVALIAÇÃO
Aplicação de duas Provinhas Municipais da Educação Infantil:
1ª Qualquer dia, entre 01/06 à 18/06
2ª Qualquer dia, entre 01/12 à 15/12
Aplicador: Coordenador Pedagógico
7 – CULMINÂNCIA
Homenagem aos professores/professoras que obtiveram êxito na
aplicação do Projeto.
ELABORAÇÃO: Verônica Camilo e Graça Chagas
Quero este projeto em meu email será possível
ResponderExcluirMeu email é luzia.beserra@hotmail.com
ResponderExcluirMeu email é luzia.beserra@hotmail.com
ResponderExcluirQuero este projeto em meu email será possível
ResponderExcluir