Reflexão

Nos momentos de provações e dificuldades, Deus sempre envia alguém para ajudar os que mais precisam. Por isso, jamais tenha receio de nada.
De modo que podemos dizer, com segurança: "O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me um ser humano?" (Hb 13,6). "Tudo posso naquele que me dá força." (Fl 4,13)

domingo, 6 de maio de 2012


PLANO ANUAL PARA O PRÉ I e PRÉ II
PRÉ-ESCOLAR I

1 - OBJETIVO GERAL
            Alcançar um ensino-aprendizagem eficaz e qualitativo, com a participação direta dos educadores do município que estiverem abertos para enriquecer este projeto com suas contribuições de afetividade, positividade e conhecimento.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1º SEMESTRE
  • Desenvolver a socialização;
  • Promover a descontração e o lúdico;
  • Incentivar a criatividade;
  • Produzir um ambiente receptivo;
  • Tornar as atividades de atividade prazerosas;
  • Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
  • Reconhecer e ler as vogais de imprensa maiúscula e minúscula;
  • Compreender os conceitos básicos aguçando a percepção visual do GRANDE/PEQUENO; GROSSO/FINO; ALTO/BAIXO; MUITO/POUCO; CHEIO/VAZIO; PERTO/LONGE; MAIOR/MENOR;
  • Identificar as cores VERMELHA/AZUL/AMARELA;
  • Reconhecer as formas geométricas QUADRADO/CÍRCULO;
  • Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 5 ;
  • Identificar linhas verticais, horizontais e inclinadas;
  • Fazer com que a criança sinta-se como parte integrante da família e da sociedade;
  • Valorizar a casa onde mora;
  • Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
  • Conhecer o ambiente escolar;
  • Diferenciar seres vivos de seres não-vivos;
  • Diferenciar animais domésticos de animais silvestres;
  • Reconhecer a utilidade dos animais;
  • Compreender o significado de meio ambiente;
  • Aprender alguns cuidados para com o meio ambiente;
  • Aprender a escrever o primeiro nome;
  • Movimentar o corpo com músicas e dinâmicas recreativas interligadas com o conteúdo programático.                                                                                                                                                        
  •  2º SEMESTRE
  • Desenvolver a socialização;
  • Promover a descontração e o lúdico;
  • Incentivar a criatividade;
  • Produzir um ambiente receptivo;
  • Tornar as atividades de atividade prazerosas;
  • Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
  • Reconhecer e ler as vogais de imprensa maiúscula e minúscula;
  • Reconhecer e ler as junções AI/ AU/ OI/ EU/ EI;
  • Compreender os conceitos básicos percebendo visualmente DENTRO/FORA; EM CIMA/EMBAIXO; CURTO/COMPRIDO; LONGO/ESTREITO; ÁSPERO/LISO; LEVE/PESADO; MAIOR/MENOR; ATRÁS/ NA FRENTE;
  • Identificar as cores VERDE/ROXO/LARANJA/AMARELO/AZUL;
  • Reconhecer a forma geométrica do retângulo;
  • Identificar linhas curvas abertas e linhas curvas fechadas;
  • Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 9;
  • Reconhecer os meios de transportes e os meios de comunicação;
  • Conhecer e valorizar algumas profissões: agricultor, professor, padeiro, comerciante, médico, enfermeiro, policial etc;
  • Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
  • Conhecer o Reino Vegetal, sua utilidade, diferenças e peculiaridades;
  • Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções;
  • Aprender como fazer a higiene bucal e corporal;
  • Valorizar a água aprendendo como utilizá-la adequadamente em nossos dias;
  • Conhecer o Reino Anima, sua utilidade, diferenças e peculiaridades;
  • Reconhecer a nocividade de alguns animais;
  • Aprender a escrever o nome completo;
  • Compreender a importância de freqüentar a escola;
  • Movimentar o corpo com músicas e dinâmicas integradas com o conteúdo programático.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DO PRÉ I

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Vogal Aa, Ee, Ii, Oo, Uu de imprensa maiúscula e minúscula
                                                         Junções de vogais                     
                       
MATEMÁTICA: Trabalhando Conceitos Básicos e Percepção Visual
Grande/Pequeno; Grosso/Fino; Alto/Baixo; Muito/Pouco; Maior/Menor; / Cheio/Vazio; Perto/Longe; Dentro/Fora; Em cima/ Embaixo; Curo/Comprido; Largo/Estreito; Atrás/ Na frente; Atrás/ Na frente; Leve/Pesado; Áspero/Liso
Trabalhando Cores
     Cores primárias: vermelho, azul e amarelo
     Cores secundárias: verde/ roxo/ laranja
Trabalhando Formas Geométricas
      Quadrado/ Círculo/ Triângulo/ Retângulo
Trabalhando Topologia
      Linhas Verticais/ Linhas Horizontais
      Linhas Inclinadas
      Linhas Curvas Abertas/ Linhas Curvas Fechadas
        Trabalhando Conjuntos
Poucos elementos/ Muitos elementos/ Unitário/ Vazio
       Trabalhando Numerais
Numerais de 0 a 9
SOCIEDADE
A Criança/ A Família/A Moradia/ A Escola/ Meios de Transporte/ Meios de     Comunicação/ As profissões
Datas Comemorativas: Páscoa/ Índio/ Descobrimento do Brasil/ Trabalho/ Mães/ Meio Ambiente/ Festas Juninas/ Pais/ Folclore/ Soldado/ Pátria/ Árvore/ Criança/ Bandeira/ Natal
NATUREZA
Seres Vivos/ Seres Não-vivos/ Animais Domésticos/ Animais Silvestres/ Animais Úteis/ Animais Nocivos/ Reino Vegetal/ Partes da Planta/ Utilidades das Plantas/ Corpo Humano/ Órgãos dos Sentidos/ Higiene/ Água
IDENTIDADE E AUTONOMIA
                        Nome da criança/ Eu/ A Família
ARTES (está incluída nas atividades dos diversos eixos)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas

4 – CRONOGRAMA DO 1º SEMESTRE

1ª QUINZENA DE MARÇO
            Linguagem: Vogal A a
            Matemática: Grande/Pequeno; Vermelho/Azul/ Quadrado/Círculo/ Número 0
            Sociedade: A criança
            Natureza: Seres Vivos
            Identidade e Autonomia: Nome (1º nome); Eu
            Movimento: Músicas, dinâmicas e recreação

2ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: Vogal E e
Matemática: O mesmo conteúdo da 1ª quinzena, acrescentando Grosso/Fino e o Numeral 1
Sociedade: A Moradia
Natureza: Seres não-vivos
Identidade e Autonomia: Nome (1º nome); A Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Vogal I i
Matemática: Dê continuidade ao conteúdo, apresentando o Numeral 2 e os conceitos básicos Alto/Baixo
Sociedade: Páscoa
Natureza: Animais Domésticos
Identidade e Autonomia: 1º nome; A família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
2ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Vogal O o
Matemática: Muito/ Pouco; Amarelo; Linhas Verticais; Numeral 3
Sociedade: Dia do Índio; Descobrimento do Brasil
Natureza: Animais Silvestres
Identidade e Autonomia: 1º nome; Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas
1ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Vogal U u
Matemática: Cheio/ Vazio; Vermelho/Azul/Amarelo; Quadrado/ Círculo; Linhas Horizontais; Numeral 4
Sociedade: Dia do Trabalho, Dia das Mães
Natureza: Animais Domésticos e Animais Silvestres
Identidade e Autonomia: 1º nome; Eu e Família
Movimento: Dinâmicas e Músicas
2ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Vogais A, E, I, O, U / a, e, i, o, u
Matemática: Perto/Longe; Vermelho/Azul/ Amarelo; Linhas Inclinadas; Numeral 5
Sociedade: A Escola
Natureza: Animais Úteis
Identidade e Autonomia: 1º nome; Eu e Família
Movimento: Dinâmicas e Músicas
1ª QUINZENA DE JUNHO
Linguagem: Vogais A, E, I, O, U / a, e, i, o, u
Matemática: Grande/Pequeno; Grosso/Fino; Alto/Baixo; Muito/Pouco; Maior/Menor; Cheio/Vazio; Perto/Longe; Vermelho/Azul/Amarelo; Linhas Horizontais/Verticais/ Inclinadas/ Numerais de 0 a 5
Sociedade: Festas Juninas
Natureza: Meio Ambiente
Identidade e Autonomia: 1º nome
Movimento: Dinâmicas e Músicas

CRONOGRAMA DO 2º SEMESTRE
1ª QUINZENA DE JULHO
LINGUAGEM: Junção AI, ai
MATEMÁTICA: Dentro/Fora; Verde/ Linhas Curvas Abertas/ Número 5
SOCIEDADE: Violência
NATUREZA: Higiene Bucal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE JULHO
LINGUAGEM: Junção AI, ai
MATEMÁTICA: Em cima/ Embaixo; Verde/ Retângulo/ Linhas curvas abertas/ Número 5
SOCIEDADE: Meios de transportes
NATUREZA: Animais nocivos
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE AGOSTO
LINGUAGEM: Junção AU, au
MATEMÁTICA: Curto/ Comprido; Roxo; Retângulo;  Números de 0 a 5
SOCIEDADE: Dia dos Pais; Meios de Transportes
NATUREZA: Reino Vegetal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)/ Eu e a Escola
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE AGOSTO
LINGUAGEM: Junção AU, au
MATEMÁTICA: Largo/ Estreito; Roxo; Linhas Curvas Fechadas; Número 6
SOCIEDADE: Folclore; Dia do Soldado
NATUREZA: A planta; Partes da Planta
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE SETEMBRO
LINGUAGEM: Junção OI, oi
MATEMÁTICA: Largo/ Estreito; Verde/Roxo; Linhas Curvas Fechadas; Números de 0 a 6
SOCIEDADE: Semana da Pátria
NATUREZA: Utilidades das Plantas
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE SETEMBRO
LINGUAGEM: Junção OI, oi
MATEMÁTICA: Atrás/ Na frente; Laranja; Linhas Curvas Fechadas e Abertas; Número 7
SOCIEDADE: Dia da Árvore; Meios de Comunicação
NATUREZA: Corpo Humano
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º e 2º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE OUTUBRO
LINGUAGEM: Junção EU, eu
MATEMÁTICA: Leve/ Pesado; Laranja; Conjunto Unitário; Números de 0 a 7
SOCIEDADE: Dia das Crianças
NATUREZA: Os sentidos
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE OUTUBRO
LINGUAGEM: Junção EU, eu
MATEMÁTICA: Leve/ Pesado; Laranja; Conjunto Unitário; Número 8
SOCIEDADE: As profissões
NATUREZA: Higiene Corporal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE NOVEMBRO
LINGUAGEM: Junção EI, ei
MATEMÁTICA: Áspero/ Liso; Verde/ Roxo/ Laranja; Conjunto Vazio; Números de 0 a 8
SOCIEDADE: As profissões
NATUREZA: Água
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE NOVEMBRO
LINGUAGEM: Junção EI, ei
MATEMÁTICA: Áspero/Liso; Verde/ Amarelo/ Azul
SOCIEDADE: Conjunto Vazio; Número 9
NATUREZA: Dia da Bandeira
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
1ª QUINZENA DE DEZEMBRO
LINGUAGEM: Junções AI, AU, OI, EU, EI; ai, au, oi, eu, ei
MATEMÁTICA: Números de 0 a 9
SOCIEDADE: Natal
NATUREZA: Reino Animal e Vegetal
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome (1º, 2º e 3º)
MOVIMENTO: Músicas e dinâmicas
2ª QUINZENA DE DEZEMBRO
F   É  R   I   A   S
5 – DESENVOLVIMENTO
OBS.: O desenvolvimento das atividades será elaborado pelos professores e professoras, em seus respectivos estabelecimentos de ensino, no horário e data combinados entre Gestor/Professor e Coordenação Pedagógica, tendo sempre em foco a aprendizagem do aluno.
6 – AVALIAÇÃO
Aplicação de duas Provinhas Municipais da Educação Infantil:
1ª Qualquer dia, entre 01/06 à 18/06
2ª Qualquer dia, entre 01/12 à 15/12
Aplicador: Coordenador Pedagógico
7 – CULMINÂNCIA
Homenagem aos professores/professoras que obtiveram êxito na aplicação do Projeto.



PROJETO: APRENDENDO PASSO A PASSO
PRÉ-ESCOLAR II

1 - OBJETIVO GERAL
·        Dar continuidade ao que foi ensinado no Pré I, ampliando os conhecimentos dos alunos.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1º SEMESTRE
  • Desenvolver a socialização;
  • Promover a descontração e o lúdico;
  • Incentivar a criatividade;
  • Produzir um ambiente receptivo;
  • Tornar as atividades de atividade prazerosas;
  • Possibilitar aos alunos que desenvolvam habilidades sociais afetivas e éticas;
·        Ler e escrever corretamente as vogais;

·        Ler e escrever as junções das vogais;

·        Reconhecer e escrever as letras Mm/ Vv; Nn/ Rr;

·        Revisar os conceitos básicos já vistos no Pré I: GRANDE/PEQUENO;

·        GROSSO/FINO; ALTO/BAIXO; MUITO/POUCO; CHEIO/VAZIO; PERTO/LONGE;

·        Reconhecer as seguintes cores: vermelho, azul e amarelo;

·        Reconhecer as seguintes formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo;
·        Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 10;

·        Compreender os significados de DEZENA e MEIA DEZENA;

·        Fazer com que a criança reconheça a sua importância na escola e na família;

·        Reconhecer os vários tipos de moradia;

·        Diferenciar os vários cômodos da casa;

·        Valorizar a escola;

·        Reconhecer o valor do meio ambiente;

·        Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;

·        Diferenciar seres vivos de seres não-vivos;

·        Reconhecer animais domésticos e animais silvestres;

·        Reconhecer a utilidade dos animais;

·        Escrever o primeiro nome e o sobrenome;

·        Valorizar a família;

·        Diminuir a timidez das crianças com músicas dinâmicas, danças e apresentações.

2º SEMESTRE
  • Reconhecer e escrever corretamente as letras Ss,  Xx,  Cc,  Ll,  Tt,  Bb,  Hh,  Jj.  Pp,  Dd, Gg,  Zz,  Qq,  Ff;
  • Revisar os conceitos básicos já vistos no Pré I: Maior/Menor; Em cima/Embaixo; Curto/Comprido; Largo/Estreito; Áspero/Liso; Leve/Pesado; Atrás/ Na frente;
  • Reconhecer as cores: preto, branco, cinza;
  • Reconhecer a seguinte forma geométrica: retângulo;
  • Identificar e reconhecer os numerais de 0 a 29;
  • Reconhecer os diferentes tipos de linhas: curvas abertas, curvas fechadas, retas horizontais, retas verticais, inclinadas;
  • Conhecer concretamente as seguintes unidades de medidas: litro, quilo e metro;
  • Reconhecer os seguintes sinais: igual e diferente/ pertence e não pertence;
  • Compreender e reconhecer os conjuntos vazio e unitário;
  • Identificar e reconhecer os meios de transportes e os meios de comunicação;
  • Conhecer os sinais de trânsito;
  • Valorizar as diversas profissões;
  • Comemorar pedagogicamente as datas comemorativas;
  • Reconhecer os malefícios de alguns animais;
  • Conhecer o Reino Vegetal e suas particularidades;
  • Reconhecer os órgãos dos sentidos e suas funções;
  • Aprender a fazer a higiene bucal e a Corporal;
  • Valorizar a água;
  • Conhecer as características de cada estação do ano;
  • Conhecer o Reino Animal;
  • Escrever o nome e o sobrenome;
  • Valorizar a comunidade;
  • Diminuir a timidez das crianças com músicas, dinâmicas, danças e apresentações.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DO PRÉ II

      LINGUAGEM: As vogais
                             Junções (eu, ai, oi, ui, au, ei)
                               Consoantes: Mm; Vv; Nn; Rr; Ss; Xx; Cc; Ll; Tt; Bb; Kk; Hh;;
                                                Jj; Ww; Pp; Dd; Yy; Gg; Zz; Qq; Ff
       MATEMÁTICA: Concepções básicas e Percepções visuais:
                                - Grande/Pequeno                  - Grosso/Fino
                                - Alto/Baixo                             - Muito/Pouco
                                - Maior/Menor                        - Dentro/Fora
                                - Cheio/Vazio                         - Em cima/Embaixo
                                - Perto/Longe                        - Curto/ Comprido
                                - Largo/Estreito                      - Atrás/ Na frente
                                - Leve/ Pesado                      - Áspero/Liso
                                Cores: Vermelho/ Azul/ Amarelo/ Preto/ Branco/ Cinza
                                Formas Geométricas:
                                - Quadrado                    - Círculo
                                - Triângulo                     - Retângulo
                                Conjuntos: Vazio e Unitário
                                Topologia: Linhas curvas; Linhas curvas abertas;
                                                    Linhas curvas fechadas;
                                                    Linhas retas horizontais;
                                                    Linhas retas verticais;
                                                    Linhas retas inclinadas
                                 Numerais: Numerais de 0 a 29,
                                  Dezenas: Dezena e Meia dezena
                                  Sinais: Igual e diferente/ Pertence e não pertence
                                  Medidas: litro, quilo, metro
SOCIEDADE: A criança/ A Família/ A Moradia/ Os cômodos da moradia/ A
                      Escola/ Meios de transporte/ O Trânsito/ Meios de Comunicação/
                     As profissões, Datas Comemorativas
NATUREZA: Seres vivos/ Reino Animal/ Animais Domésticos/ Animais
                     Silvestres/ Animais úteis/ Animais nocivos/ Reino Vegetal/
                     Germinação/ Partes da Planta/ Utilidades das plantas/
                     Órgãos dos sentidos/ Higiene/ Reino Mineral/ Água/
                     As estações do ano
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Nome completo/ Eu/ A Família
MOVIMENTO: Dinâmicas e Músicas                                                                                                                                                                                 
4 - CRONOGRAMA
1º SEMESTRE

1ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: As vogais
Matemática: Grande/Pequeno; Vermelho/Azul; Quadrado, Números de 0 a 4
Sociedade: A criança
Natureza: Seres vivos
Identidade e Autonomia: Eu/ 1º nome
Movimento: Músicas e Dinâmicas

2ª QUINZENA DE MARÇO
Linguagem: Junções (EU, eu, OI, oi, AI, ai, UI, ui, AU, au, EI, ei)
Matemática: Grosso/ Físico; Vermelho/Azul; Quadrado; Números de o a 4;
Sociedade: A Moradia;
Natureza: Seres não-vivos
Identidade e Autonomia: Eu; 1º nome;
Nascimento: Músicas e Dinâmicas

1ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Junções (EU, eu, OI, oi, AI, ai, UI, ui, AU, au, EI, ei)
Matemática: Alto/Baixo; Vermelho/Azul; Círculo/ Números de 5 a 9
Sociedade: Páscoa
                    Os cômodos da moradia
Natureza: Animais domésticos
Identidade e Autonomia: Eu/ 1º e 2º nome
Movimento: Músicas e Dinâmicas

2ª QUINZENA DE ABRIL
Linguagem: Letras: Mm/ Vv
Matemática: Muito/Pouco; Amarelo/ Quadrado/ Círculo/ Números de 5 a 9;
Sociedade:Dia do Índio; Descobrimento do Brasil
Natureza:Animais Sivestres
Identidade e Autonomia: 1º e 2º nome/ A Família
Movimento: Músicas e Dinâmicas

1ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem: Letras: Nm, Rr
Matemática:Cheio/Vazio; Vermelho/Azul/Amarelo; Triângulo/ Números: 10 (dezena)
Sociedade:Dia das Mães/ Dia do Trabalho
Natureza:Animais Domésticos/ Animais Silvestres
Identidade e Autonomia: 1º e 2º nome/ A Família
Movimento: Músicas e dinâmicas

2ª QUINZENA DE MAIO
Linguagem:Letras Mm/ Vv/ Nn/ Rr
Matemática: Perto/Longe; Vermelho/Azul/ Amarelo; Triângulo/ Dezena e meia dezena
Sociedade: A escola
Natureza: Animais Úteis
Identidade e Autonomia: 1º e 2º nome/ Eu e A família
Movimento: Músicas e dinâmicas

1ª QUINZENA DE JUNHO
Linguagem: Letras Mm; Vv; Nn; Rr
Matemática: Grande/Pequeno; Grosso/Fino; Alto/Baixo; Muito/ Pouco; Cheio/ Vazio; Perto/Longe; Cores: Vermelha/Azul/Amarela; Formas Geométricas: Quadrado/ Círculo/ Triângulo; Números de 0 a 10; Dezena e Meia Dezena;
Sociedade: Festas Juninas/ Meio Ambiente
Natureza: Meio Ambiente
Identidade e Autonomia: 1º e 2º nome
Movimento: Dinâmicas e músicas

2º SEMESTRE

1ª QUINZENA DE JULHO
Linguagem: Ss; Xx
Matemática: Maior/Menor; Cores: Preto/ Branco/ Cinza; Retângulo; Números de 11 a 15
Sociedade: Meios de Transportes
Natureza: Animais Nocivos
Identidade e Autonomia: 1º e 2º nome/ Eu e a A escola
Movimento: Dinâmicas e Músicas

2ª QUINZENA DE JULHO
Linguagem: Cc; Ll
Matemática: Em cima/ Embaixo; Cores: Preto/ Branco/ Cinza; Retângulo/ Numerais de 11 a 15
Sociedade: Meios de transporte
Natureza: Reino Vegetal
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e Dinâmicas

1ª QUINZENA DE AGOSTO
Linguagem: Ss/ Xx/Cc/ Ll;
Matemática: Curto/ Comprido; Cores: Preto/ Branco/ Cinza; Linhas Curvas abertas; Números de 15 a 19
Sociedade: Dia dos Pais/ Meios de Transportes
Natureza: Germinação
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e Dinâmicas

2ª QUIINZENA DE AGOSTO
Linguagem: Tt; Bb; Kk
Matemática: Largo/Estreito; Medida: litro; Linhas Curvas Fechadas; Numerais de 15 a 19
Sociedade: Folclore/ Dia do Soldado
Natureza: Partes da Planta
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Escola
Movimento: Músicas e dinâmicas

1ª QUINZENA DE SETEMBRO
Linguagem: Hh; Jj; Ww
Matemática: Largo/Estreito; Medida: Litro; Curvas Abertas e Fechadas; Numerais de 20 a 25
Sociedade: Semana da Pátria
Natureza: Utilidades das plantas
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e músicas

2ª QUINZENA DE SETEMBRO
Linguagem: Tt/ Bb/Hh/Jj
Matemática:Áspero/Liso;  Medida: Quilo; Linhas Retas Horizontais/ Linhas Retas Verticais; Numerais de 20 a 25
Sociedade: Dia da Árvore/ Meios de Comunicação
Natureza: Órgãos dos Sentidos
Identidade e Autonomia: Nome Completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: 1º e 2º nome

1ª QUINZENA DE OUTUBRO
Linguagem: Pp, Dd; Yy
Matemática: Leve/Pesado; Medida: Quilo; Linhas: Retas Horizontais; Retas Verticais; Números: 25 a 29
Sociedade: Dia das Crianças
Natureza: Higiene Bucal
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Música

2ª QUINZENA DE OUTUBRO
Linguagem: Gg/Zz
Matemática: Atrás/ Na frente; Medida: Metro; Linhas inclinadas; Números de 25 a 29
Sociedade: Sinais de Trânsito
Natureza: Higiene Corporal
Identidade e Autonomia: Nome completo/ Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Músicas

1ª QUINZENA DE NOVEMBRO
Linguagem: Qq; Ff
Matemática: Sinais = ou #; Medida: metro; Conjunto: vazio; Numerais de 0 a 29
Sociedade: As profissões
Natureza: Água
Identidade e Natureza: Nome completo; Eu e a Comunidade
Movimento: Dinâmicas e Músicas

2ª QUINZENA DE NOVEMBRO
Linguagem: Pp; Dd; Gg; Zz; Qq; Ff
Matemática: Pertence e Não pertence; Medida: Litro; Conjunto: Unitário; Numerais de 0 29
Sociedade: Dia da Bandeira
Natureza: As estações do ano
Identidade e Natureza: Nome completo
Movimento: Músicas e dinâmicas

1ª QUINZENA DE DEZEMBRO
Linguagem: Tt; Bb; Hh; Jj; Pp; Dd; Gg; Zz; Qq; Ff
Matemática: Sinais: Igual e Diferente/ Pertence e Não pertence; Conjuntos: Vazio e Unitário; Numerais de 0 a 29
Sociedade: Natal
Natureza: Reino Animal e Reino Vegetal
Identidade e Natureza: Nome completo
Movimento: Apresentações diversas

2ª QUINZENA DE DEZEMBRO
- F É R I A S –


5 – DESENVOLVIMENTO
OBS.: O desenvolvimento das atividades será elaborado pelos professores e professoras, em seus respectivos estabelecimentos de ensino, no horário e data combinados entre Gestor/Professor e Coordenação Pedagógica, tendo sempre em foco a aprendizagem do aluno.

6 – AVALIAÇÃO
Aplicação de duas Provinhas Municipais da Educação Infantil:
1ª Qualquer dia, entre 01/06 à 18/06
2ª Qualquer dia, entre 01/12 à 15/12
Aplicador: Coordenador Pedagógico

7 – CULMINÂNCIA
Homenagem aos professores/professoras que obtiveram êxito na aplicação do Projeto.

ELABORAÇÃO: Verônica Camilo e Graça Chagas
























4 comentários: