Reflexão

Nos momentos de provações e dificuldades, Deus sempre envia alguém para ajudar os que mais precisam. Por isso, jamais tenha receio de nada.
De modo que podemos dizer, com segurança: "O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me um ser humano?" (Hb 13,6). "Tudo posso naquele que me dá força." (Fl 4,13)

sábado, 24 de novembro de 2012

ENCONTRO PEDAGÓGICO 23/11/2012

CENTRO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Mª DA PAZ BEZERRA

Rio Tinto, 23/11/2012



ENCONTRO PEDAGÓGICO
Horário: 08h00 às 12h00








PAUTA

01. ORAÇÃO:




    02. Dinâmica de tirar o chapéu
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que vê e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades.






03. Teste de Auto-avaliação do Professor 2012


Resposta: Exceto as de número 9 e 20, as demais perguntas responda apenas: Sim/ Não.


1. Você tem dado como exemplo, (diariamente) o hábito de chegar ao trabalho com bom humor, independente dos seus problemas pessoais?

2. Você quando não está doente, é pontual na Creche ,quer chova, faça calor ou frio, para dar exemplo e poder recepcionar os seus alunos?

3. Você varia seus métodos de ensino durante a aula, usando assim
uma combinação deles?

4. Você começa a preparar as suas aulas antecipadamente, tendo o cuidado de seguir o que foi proposto no início de ano no currículo da creche?

5. Você sabe controlar um aluno conversador, sem precisar usar de atos violentos (arrastar o aluno pelo braço, beliscá-lo, ou fazer qualquer brutalidade, seja ela leve ou  não?

6. Age da mesma forma com seus alunos na presença e na ausência dos pais ou na frente dos pais tem uma postura e nas costas outra?

7. Você tem em seu poder uma lista dos seus alunos com os
respectivos endereços e telefones?

8. Você tem o hábito de: quando identifica a falta de um aluno por
mais de dois dias, você entra em contato com os pais/ou
responsáveis ou solicita a direção da escola para que o localize?

9. Você localiza o conteúdo nos livros didáticos e outras fontes
durante o preparo da mesma? Caso contrário, como você faz?

10. Você trabalha em harmonia com os demais professores, funcionários e Direção, sem intransigência e individualismo?

11. Você lê sempre livros, artigos e periódicos sobre pedagogia e
educação e outros que venham a enriquecer a aula?

12. Você tem uma vida equilibrada emocionalmente e pessoalmente
que possa servir de exemplo, de modo que você gostaria que seus
alunos fossem como você?

13. Você preocupa-se em apresentar algo para os alunos verem,
utilizando cartazes e outros recursos audiovisuais?

14. Você analisa suas aulas, seus trabalhos, depois de realizados,
notando a reação dos alunos e falhas que você porventura tenha
cometido? (Autocrítica e autoavaliação).

15. Você sente-se bem quando sua Diretora ou a Coordenadora
Pedagógica, de modo cortês, lhe observam, orientam e lhe fazem
solicitações?

16. Você tem o hábito de planejar e buscar recursos com a
coordenação e/ou Direção da escola para enriquecer as suas aulas?


17. Você sabe controlar ou ajudar um aluno com uma certa
impulsividade ou agitação em seu comportamento?


18. Manteve postura ética-profissional na sala de aula?

19. Estimulou os alunos a estabelecer conclusões, formular
perguntas e participar ativamente da aula?

20. No ano passado fizemos uma avaliação da instituição, onde cada uma ficou responsável por algumas ações. Depois do documento pronto, você recebeu uma cópia para não esquecê-las. Preocupou-se em realizá-las ou simplesmente guardou a cópia, deixando de lado?








Verificação do Resultado
Cada resposta "SIM", vale 5 pontos. Se você conseguiu de :
80 a 100 pontos - Parabéns! Você é um EXCELENTE professor!
60 a 80   pontos - Você é um Bom professor, mas tem que melhorar.
50 a 60   pontos - Você é um professor Regular. Verifique os pontos falhos e decida melhorar rapidamente, isso diante do Senhor.
Abaixo de 50 - Você é um professor insuficiente. Você tem que aprender a gostar da sua profissão OU mudar de profissão. Ensinar sem ter vocação é um MARTÍRIO!

O4. Digitar as idéias e sugestões trazidas pelos professores para o PPP 2013 e para o Regimento Escolar

05. Receber as cadernetas escolares.

06. Entregar as atividades.

07. Assistir ao filme da Professora Maluquinha.




08. Almoço

       Dona Lu, D. Zu e D.Nira preparando o nosso almoço.



MAMÃE NOEL NÃO FALTA NA CRECHE. HÁ MUITAS!





























 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MARIA PASSA NA FRENTE







Terço Maria passa na frente
  • 1. TERÇO Maria Passa na Frente
  • 2. 1  CREIO em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Pôncio Pilatos Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna Amem.
  • 3. 1 Pai-Nosso Pai Nosso, que estais no Céu Santificado seja o Vosso Nome Venha a nós o Vosso Reino Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos a Quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do Mal. Amém
  • 4. 3 AVE-MARIAS Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós os pecadores. Agora e na hora de nossa morte. Amém
  • 5. 1ª DEZENA NA CONTA GRANDE Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
  • 6.         Nas contas Pequenas: Maria passa na frente e vai abrindo caminhos Abrindo portas e portões Abrindo casas e corações
  • 7. 2ª DEZENA NA CONTA GRANDE Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
  • 8. Nas contas Pequenas: A Mãe indo à frente seus filhos estarão protegidos E seguem teus passos, ela os leva sob tua proteção. Maria passa na frente, resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe cuida de tudo que não esta ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso.
  • 9. 3ª DEZENA NA CONTA GRANDE Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo.  Amém.
  • 10.      Nas contas Pequenas Vai mãe, acalmando, serenando e amansando os corações. Vai acabando com ódio, rancores, mágoas e maldições. Vai terminando com dificuldades, tristezas e tentações. Vai tirando teus filhos das perdições.
  • 11. 4ª DEZENA NA CONTA GRANDE Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
  • 12. Nas contas Pequenas Maria passa na frente e cuida de todos os detalhes. Cuida, proteja e ajuda a todos os teus filhos. Maria, tu és mãe e eu te peço, passa na frente. Vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de ti.
  • 13. 5ª DEZENA NA CONTA GRANDE Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo.  Amém.
  • 14. Nas contas Pequenas Ninguém pode dizer que foi decepcionado por ti Depois de ter te chamado e invocado Só tu, com o poder do teu filho, pode resolver. As coisas difíceis e Impossíveis DULCELENA DA COSTA
  • 15. No final: Ó BELA FLOR DO CARMELO, FECUNDÍSSIMA VIDEIRA, ESPLENDOR DOS CÉUS, SANTA E ÚNICA, QUE TROUXESTE NO VENTRE O FILHO DE DEUS, MAS PERMANECESTE SEMPRE VIRGEM PURA. AJUDA-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES. Ó ESTRELA DO MAR, SOCORRE-ME E MOSTRA-ME QUE ÉS MINHA MÃE.
  • 16. SALVE RAINHA Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM ! DULCELENA DA COSTA